O que é trabalho híbrido?
A crise provocada pelo novo coronavírus forçou as empresas a redesenhar suas operações e reinventar a forma como suas equipes trabalham. Por conta das novas regras de distanciamento e isolamento social, muitas companhias permitiram o home office.
O trabalho em casa vem dando certo para as organizações, mas muitos problemas — como falta de estrutura, movimentação da casa, distância física dos colegas e até ansiedade e estresse — sugerem que essa forma de trabalho, por si só, não é sustentável. Assim, o trabalho híbrido se destaca.
O trabalho híbrido é caracterizado pelo fato de as empresas darem autonomia para os seus profissionais escolherem como, onde e quando realizam suas atividades da melhor maneira possível. Por meio desse modelo de trabalho, os funcionários podem escolher entre realizar suas atividades no home office, na sede da empresa ou em escritórios flexíveis (coworkings), por exemplo.
Esse novo modelo de trabalho se desenvolve a partir de um novo fenômeno cultural que está ocorrendo em todo o mundo, o chamado Anywhere Office.
Ao ser traduzido para a língua portuguesa, o termo “Anywhere Office” significa, literalmente, “escritório em qualquer lugar”. É isso que essa cultura representa: a possibilidade de trabalhar em espaços variados.
Dessa forma, os profissionais podem realizar as suas atividades em casa, na praia, no campo, em uma cafeteria, em um coworking ou até mesmo na sede da empresa.
Não é mais necessário trabalhar sempre na sede da empresa ou sempre em casa, por exemplo. O local onde as atividades profissionais se desenvolvem pode ser escolhido de acordo com a rotina diária de cada profissional.
Nesses novos tempos, o que prevalece é o local onde as pessoas se sentem mais produtivas, criativas e felizes. De um lado, a quantidade de horas trabalhadas perde força; de outro, os resultados apresentados serão cada vez mais essenciais para o sucesso dos colaboradores dentro das organizações.
A tendência era de que o trabalho híbrido se tornasse realidade dentro de alguns anos, tendo em vista que já se fazia essa previsão, por conta dos avanços da computação em nuvem e ferramentas de comunicação a distância.
Porém, a pandemia fez com que o processo ganhasse força e as mudanças se tornaram bem mais ágeis. O trabalho híbrido agora é uma realidade para pessoas de praticamente todo o mundo.
Como criar uma equipe híbrida?
Para que uma equipe híbrida tenha sucesso, é preciso que ela conte com a tecnologia e os recursos necessários. No entanto, vale lembrar de uma expressão popular: a palavra incentiva, mas é o exemplo que arrasta.
A sabedoria popular, nesse caso, concorda com os conhecimentos científicos. Isso porque o anywhere office, conceito que norteia o trabalho híbrido, é uma cultura.
De acordo com José Clemente Pozenato, estudioso da cultura e autor do livro “Processos culturais: reflexões sobre a dinâmica cultural”, uma política cultural se perpetua por meio das observações que as pessoas fazem no meio em que elas estão inseridas.
Ou seja, se uma criança africana for adotada por uma família de japoneses, adquirirá os costumes e hábitos do Japão e não da África, que é o seu local de origem.
O mesmo acontece no meio empresarial. Para os colaboradores, as figuras de liderança, por exemplo, são vistos como exemplos.
Qualquer nova política da cultura organizacional, portanto, precisa ser adotada inicialmente pelos líderes, a fim de que os demais funcionários se sintam motivados pelo exemplo.
Na prática, isso significa que é essencial que os donos e gestores da empresa incentivem a prática de trabalho remoto, de forma que os profissionais se sintam confortáveis com essa nova forma de realizar as atividades. As ações precisam partir de cima para baixo. Então, é necessário que as lideranças deem o exemplo para incentivar as demais pessoas da companhia.
Em seguida, é indispensável que as equipes tenham a tecnologia ideal para trabalhar com eficiência em lugares diferentes. É primordial, por exemplo, adotar aplicativos para troca de mensagens, plataformas de videoconferências e ferramentas para documentar processos.
Para ter exemplos práticos, vale a pena se inspirar em organizações que já operam de forma remota. O BeerOrCoffee, por exemplo, já promoveu um webinar no qual os seus co-fundadores, os irmãos Pedro e Roberta Vasconcellos, contam como a empresa funciona remotamente. A startup também criou um ebook com todas dicas para quem está começando.
Além do investimento em novas tecnologias, a empresa pode fazer a assinatura de plataformas de coworkings. Com esse tipo de serviço, os colaboradores podem ter acesso a escritórios compartilhados nas capitais e nas principais cidades brasileiras.
De tal forma, se um colaborador mora em São Paulo, mas quer passar alguns dias na casa dos seus pais que vivem em Porto Alegre, pode fazer a viagem e seguir trabalhando sem nenhum problema.
Isso porque ele pode trabalhar nos coworkings da cidade que ele mora e também no município em que residem os familiares que pretende visitar.
É aquilo que falamos: o local de trabalho pode ser escolhido e adaptado de acordo com as necessidades de cada trabalhador.