Recuperação de Crédito atrai Fiscalização?
No cenário atual em que a relação entre o fisco e o contribuinte se tornou digital, a partir das notas fiscais eletrônicas o “leão” sabe em tempo real o que você compra e vende, desde a quantidade, valor e a tributação incidente.
Somado ao fato de que as instituições bancárias e as administradoras de cartão de crédito informam de maneira regular a movimentação financeira do primeiro ao último dia do mês, a partir do recebimento das declarações fiscais (escrituração fiscal digital), o fisco realiza através das malhas fiscais eletrônicas, o cruzamento sistêmico desses dados, cujas divergências são automaticamente direcionadas ao domicílio fiscal eletrônico do contribuinte para a devida justificativa ou regularização.
Assim o contribuinte terá, dentro do prazo assinado para autorregularização, de promover a retificação da sua declaração ou apresentar a justificativa, que em não sendo aceita, poderá acarretar em um procedimento fiscal seguido de eventual autuação fiscal.
E todo esse procedimento que acabamos de narrar ocorre todo eletrônico! Ou seja, para que sua empresa seja eventualmente fiscalizada, não é mais necessária a presença de um fiscal em seu estabelecimento, verificando seus livros fiscais, estoque, etc.
Desta maneira o risco de fiscalização decorre simplesmente da atividade empresarial, isto é, basta comprar e vender em desconformidade com a legislação tributária que sua empresa já está sujeita à fiscalização !
Noutro sentido, a recuperação de crédito, enquanto etapa de um processo de gestão fiscal eficiente, nada mais é do que você recuperar os créditos tributários legítimos (decorre da lei) e inerentes a sua operação, mas que por alguma ruptura na rotina fiscal da sua empresa não foram apropriados. A única ressalva é a limitação para recuperação fiscal sempre aos últimos 05 anos.
E aí, agora que você já sabe que a recuperação de crédito além de não atrair fiscalização para sua empresa ainda é uma excelente ferramenta de oxigenação para o seu fluxo de caixa, que tal fazermos um levantamento e mapeamento da sua escrituração, sem qualquer ônus, para verificação de créditos tributários não apropriados ?
A Tributo Fácil e a Ramalho Rangel sabem como fazer, fale conosco!
Um abraço, e até a próxima