Adicione aqui o texto do seu título
A mudança de objetivos dos novos profissionais tem gerado altas taxas de rotatividade nas instituições. Reduzir o turnover é essencial para a saúde financeira.
Essa mudança de profissionais está cada vez mais presente no dia a dia das organizações, e reduzir o turnover se tornou um dos principais desafios dos gestores.
Para reduzir esses índices, é necessário desenvolver estratégias diversas, buscando estreitar o relacionamento dos colaboradores com a empresa e motivá-los diariamente.
Para ajudar a reduzir o turnover da sua empresa, criamos este post com 5 dicas. Confira!
Aprimore o processo seletivo de colaboradores
Quanto mais criterioso for o processo seletivo de uma empresa, mais chances ela tem de contratar funcionários realmente qualificados para a função, e que planejam crescer dentro da organização.
Para otimizar o processo de seleção, é possível contar com soluções que automatizam a filtragem de candidatos e os avaliam por meio de diversas ferramentas, como a análise do perfil comportamental, por exemplo.
Desenvolva um plano de carreira
As empresas que buscam não somente reduzir o turnover, mas oferecer oportunidades de crescimento aos seus colaboradores, devem investir em planos de carreira. Esses planos devem ser divulgados para os funcionários da instituição e aplicados de acordo com as regras predefinidas.
Dessa forma, é possível que o colaborador perceba o valor que ele tem para a empresa e fique cada vez mais motivado a conquistar melhores resultados — por meio da possibilidade de uma promoção, do recebimento de bônus ou de aumentos salariais.
Invista no treinamento dos seus funcionários
Investir em treinamentos, tanto técnicos quanto comportamentais, potencializa a qualidade do profissional. Quando a empresa oferece mais ferramentas para que o profissional desenvolva o seu trabalho, os resultados tendem a melhorar. Além disso, a organização cultiva, no colaborador, o sentimento de valorização.
A setorização das equipes de trabalho de acordo com o perfil comportamental e com as competências de cada um é de extrema importância para que a empresa ofereça treinamentos e palestras. Dessa forma, é possível reunir os colaboradores de acordo com seus interesses em comum e contar com melhores resultados nos treinamentos.
Proporcione feedbacks construtivos
Implantar e incentivar a cultura do feedback é essencial para todas as empresas. O feedback por parte dos gestores permite que os colaboradores conheçam os seus pontos positivos e negativos e busquem o aprimoramento de suas funções.
Essa atitude demonstra respeito e consideração pelo funcionário, e pode ser responsável por minimizar incertezas e ansiedades. Mas não se esqueça de dar um feedback individual para o colaborador, como forma de evitar constrangimentos.
Ofereça benefícios não monetários
Nem só de salário vive o colaborador. Uma empresa que oferece benefícios diversos aos seus funcionários está um passo à frente das outras.
Dessa forma, é possível reunir instituições parceiras que possam oferecer descontos, e estudar a flexibilização do horário de trabalho, por exemplo. Esses benefícios costumam aumentar a sensação de bem-estar dos colaboradores e acabam pesando na tomada de decisão de uma possível demissão.
Para reduzir o turnover, a empresa deve estar atenta a pequenos detalhes que fazem toda a diferença na vida do colaborador — como as ações citadas acima, por exemplo. Dessa forma, é possível criar um ambiente de trabalho ainda mais produtivo e colaborativo.
Se você conhece outras medidas para reduzir a rotatividade de profissionais em uma empresa, deixe um comentário!
Fonte: Solides