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As margens de lucro são o principal indicador sobre se o seu negócio sobreviverá e crescerá ou acabará afundando. Em comparação com as demais variantes, não existe outra métrica que afete diretamente a saúde financeira do seu negócio.

Isso é especialmente óbvio no setor do e-commerce. Então, engordar as margens, a fim de alcançar uma saúde financeira sólida é um desafio contínuo e incessante para as lojas virtuais.

Assim, aumentar as margens de lucro deve ser o objetivo principal para todas as empresas de e-commerce. A fim de alcançar essa meta, as estratégias de preço têm um papel vital e devem ser estruturadas de forma séria.

Eis a questão que ocupa as mentes dos fundadores/gestores! O que as empresas de e-commerce podem fazer para melhorar suas margens de lucro?

É um fato que competir com rivais gigantes como Amazon ou Walmart é extremamente complicado. Essas empresas estão sempre oferecendo preços mais baixos ao utilizarem os seus próprios algoritmos de preço dinâmicos e avançados.

Então, esperar conseguir elevadas margens de lucro no contexto do e-commerce é de certa forma uma abordagem demasiado otimista, já que os preços constituem o fator de decisão principal de um comprador online. Mas existem, ainda assim, muitas oportunidades e táticas a serem adotadas para alcançar uma melhor rentabilidade.

Em primeiro lugar, identifique as margens de cada um dos seus produtos. É muito importante ter a certeza do desempenho financeiro individual de cada produto. Quando eu falo de “desempenho financeiro”, falo de saber quais são os produtos que gerem maiores e menores margens de lucro.

Isso ajudará você a compreender a sustentabilidade e capacidade de crescimento do seu negócio. Também ajudará você a decidir sobre qual produto merece o seu foco e aqueles cujos custos deverão ser reduzidos, investindo depois o tempo e o dinheiro poupados em áreas de elevado potencial para o seu negócio.

Em segundo lugar, utilize essas dicas para aumentar a sua rentabilidade.

1- Utilize preços dinâmicos

Como mencionei acima, definir uma estratégia ajustada de preços é vital quando você está tentando aumentar as margens de lucro. Entre todas as diferentes estratégias, os preços dinâmicos ajustam-se perfeitamente ao e-commerce e correspondem a quase todas as exigências desse mundo.

Lembre-se de que 60% dos compradores online definem o preço como sendo o seu critério principal durante as compras e, devido à grande variedade de produtos e motores de comparação de preços, os consumidores podem encontrar qualquer produto com os melhores preços.

Não se esqueça também de fatores externos – dias especiais, preços de concorrentes, promoção, descontos… Como você pode ver, num mercado tão dinâmico quanto esse, não é eficaz definir preços fixos ou raramente maleáveis.

Ao escolherem preços dinâmicos, as lojas online têm uma enorme flexibilidade para diminuírem e aumentarem preços e aumentarem a velocidade de resposta aos vários cenários do mercado.

É também possível atualizar e aumentar o desempenho dos preços dinâmicos ao utilizar as informações dos preços de competidores ao invés de fazê-lo manualmente, a fim de ter uma monitorização automática 24/7 sobre o mercado. Essa estratégia dinâmica em tempo real ajuda você a conseguir uma vantagem competitiva sobre a sua concorrência e a aumentar as suas margens de lucro.

Vejamos um cenário simples e comum, o seu concorrente está vendendo o mesmo produto que você por $ 150,00, enquanto você tem o preço de $ 100,00. Você poderá, ainda assim, ter o preço mais baixo se defini-lo para $ 140,00.

A parte crítica é que você precisa estar atento, caso não possua sentidos dignos de um super-herói para detectar preços e aumentar a sua velocidade de resposta, a fim de retirar o máximo benefício dessa oportunidade. Então, nesse caso, você pode aumentar a sua margem de lucro e, ainda assim, ter o preço mais baixo. 

2- O atendimento ao cliente é vital

Nós não estamos vivendo num contexto utópico onde os preços são baixos, os produtos têm uma elevada qualidade e o atendimento ao cliente é excelente. De acordo com as pesquisas, 86% dos clientes estão dispostos a pagar 25% mais só para conseguirem uma melhor experiência de cliente.

Então, proporcionar um atendimento ao cliente de qualidade superior e definir preços mais elevados para aumentar as margens de lucro é uma abordagem inteligente. Com essa estratégia, você pode fazer com que os clientes regressem, tendo uma oportunidade de vender produtos de topo.

Além disso, em relação ao valor permanente desses clientes, o seu negócio online receberá um valioso marketing de referência e recomendações que são impossíveis de adquirir.

Me permita oferecer alguns conselhos rápidos; tente melhorar a sua política de devoluções e reembolso, responda aos clientes tão rápido e gentilmente quanto possível, esteja acessível 24/7, não se foque apenas nos processos pós-compra – tente apoiar os clientes de vários modos, utilizando por exemplo o chat ao vivo ou uma abordagem personalizada durante todas as etapas da jornada de compra. Resumidamente, proporcione uma ótima e completa experiência de cliente.

Construir esse tipo de atendimento ao cliente pode custar um pouco a curto prazo, mas no longo prazo irá fazer com que você tenha uma base muito saudável composta por clientes leais e opinativos.  

3- Gerenciar o inventário

Já mencionamos que você deve estar presente e acessível. Mas e em relação à disponibilidade de seus produtos? É obrigatório para todos os varejistas online terem uma gestão de inventário corretamente delineado. 81% dos compradores online tendem a deixar a sua loja para comprar do seu concorrente.

Você não só perdeu uma oportunidade, como também poderá ter perdido um potencial cliente vitalício. Isso pode causar uma enorme perda de rendimento, afetando também a sua rentabilidade.

Outra ação perniciosa é não ser capaz de prever as suas futuras vendas, acabando por comprar inventário demais. Não corrigir esse problema poderá aumentar os seus custos e diminuir as suas margens de lucro.

4- Reduzir os custos

Se você tem custos baixos, você tem o poder nas suas mãos! Isso significa que existe uma oportunidade de definir flexíveis margens de lucro. Tente falar com os seus fornecedores e pedir algum desconto ou ofertas especiais.

Os custos não são simplesmente iguais ao preço que você acordou com seus fornecedores. Além disso, existem também custos operacionais (envio, inventário,…). Tente minimizá-los.

No mundo do e-commerce, você deve utilizar ferramentas/software para automatizar os seus processos de negócio. Enquanto proprietário/gestor de uma empresa de e-commerce, você dispõe de várias ferramentas funcionais no mercado com diferentes funções. Verifique novamente as ferramentas/software que você está utilizando e não perca as promoções.

5- Venda cruzada/venda ampliada

Você tem de reduzir os seus custos se quiser aumentar a sua margem média de lucro. E um dos principais custos de vender um produto são as despesas de marketing. Se você aumentar o preço da venda ampliada/venda cruzada, você irá aumentar também a sua margem média de lucro, já que venderá mais do que um produto para a mesma pessoa.

Quando o comprador estiver pesquisando um item com margem baixa, tente aplicar uma venda ampliada nos produtos com margem alta, ou agregue itens com margens altas e baixas num só pacote que faça sentido.

Convide os clientes para efetuarem uma venda cruzada, ao oferecer produtos complementares ou subsidiários para eles. Coloque o seu foco nessas estratégias, existem várias táticas de personalização que podem ser aplicadas na sua venda cruzada/venda ampliada.

Nós tentamos mostrar algumas dicas para aumentar as margens médias de lucro. Para uma loja online, é extremamente importante possuir um saudável estado financeiro.

Analise o seu negócio, o que você vende, os concorrentes, o mercado, o comportamento das pessoas e tente implementar a tática que é a mais correta para você.

Estamos desejando obter a sua opinião e outros conselhos. Existem outros métodos que podem ser utilizados pelos varejistas online para aumentarem as suas margens de lucro? Por favor comente quaisquer ideias ou exemplos.

Fonte: Ecommerce Brasil