A primeira etapa para se ter um bom planejamento tributário é ter um sistema operacional verdadeiro e bem definido como o maior portal de busca tributária do Brasil da Tributo Fácil.
Na somatória dos custos e despesas, podemos chegar a mais da metade do valor arrecadado de uma empresa representada pelos tributos. Por essas e outras, que separamos um pequeno guia para você começar a organizar o seu planejamento tributário:
1º – Tenha em mãos a expectativa de faturamento de sua empresa, para onde e para quem se pretende faturar, quais são os seus produtos ou serviços, o que irá comprar e quais serão os seus insumos. Previna as despesas operacionais, margem de lucro e valor da despesa com empregados;
2º – Busque ajuda de especialistas no tema. Com isso, é possível analisar todos os pontos e realizar uma comparação entre lucro real, lucro presumido e simples nacional para o seu planejamento tributário. Claro, não deixando de lado peculiaridades do ICMS e ISS;
3º – Tudo é uma questão de estudo de todas as pontes que sua empresa produz. Ou seja, a análise criteriosa dos valores que serão gastos, do lucro que se pretende, do que irá ser cobrado e gasto com tributos, equacionando isso para que se chegue em um valor equilibrado para sua empresa.
Vale dizer, também, que um especialista em conjunto com um conhecimento básico da sua empresa, poderá além de avaliar as melhores ações de planejamento de seus gastos, como também irá afastá-lo de possíveis contingências fiscais, pois sabemos o quanto as multas fiscais são elevadas e levam algumas empresas até a liquidação.
Se você gostou do artigo sobre como realizar o planejamento tributário da sua empresa e quer implementar de forma sólida e eficiente, então entre em contato com a nossa equipe! Será um prazer ajudar a sua empresa a alavancar os seus negócios com segurança.
Fonte: https://endeavor.org.br/leis-e-impostos/planejamento-tributario-saiba-como-realizar-na-sua-empresa/