Adicione aqui o texto do seu título

O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado à forma como as atividades estão sendo realizadas, ou seja, como os colaboradores estão executando as tarefas. Logo, avaliar, medir e mensurar todo esse processo é fundamental para alavancar, cada vez mais, os resultados empresariais. Para que isso aconteça a avaliação de desempenho é a ferramenta ideal.

Por meio desse processo, é possível identificar todas as particularidades das etapas internas, assim como os pontos fortes e a melhorar de cada colaborador. A partir disso, os gestores podem traçar estratégias para desenvolver os futuros talentos e ainda, acompanhar mais de perto seus profissionais.

Para que você entenda a importância, e também, como desenvolver a avaliação de desempenho na sua empresa, neste post, falaremos sobre como aplicá-la. Leia atentamente e confira!

Como implantar a avaliação de desempenho?

Como mencionamos, o principal objetivo da avaliação de desempenho é verificar se a forma como os profissionais trabalham dentro das empresas está alinhada com suas metas, políticas e resultados.

Com a aplicação dessa ferramenta é possível identificar pontos de melhoria na atuação dos colaboradores, entender melhor o funcionamento das equipes e desenvolver ações que oportunizem o aumento da performance.

Esse método permite visualizar não apenas as funções operacionais, mas também prove informações pertinentes ao clima organizacional — como cada pessoa percebe as oportunidades de desenvolvimento, cargos e salários, treinamentos e capacitações.

Todos esses dados fornecem aos gestores meios para que os feedbacks sejam capazes de motivar e melhorar o desempenho das equipes. Ademais, para que a avaliação de desempenho realmente tenha resultados significativos, é imprescindível seguir alguns passos.

Como realizar uma avaliação de desempenho?

Nessa etapa, é importante que os gestores se organizem para detalhar exatamente como será aplicada a avaliação. Vejamos!

Faça um planejamento

Quais informações os gestores querem mensurar? Essas métricas estão de acordo com o Planejamento Estratégico da Empresa e da área? Que metodologia será utilizada? Para conseguir resultados objetivos é de suma importância você saber quais as respostas que procura.

Por esse motivo, é fundamental planejar as questões que serão avaliadas e quais os métodos que serão utilizados.

Defina metas que possam ser cumpridas

O principal objetivo de um negócio é o crescimento no mercado. Para que isso seja alcançado, a participação dos funcionários é decisiva. Dessa forma, é necessário que as metas da empresa sejam desdobradas aos colaboradores.

No entanto, é necessário evitar a criação de metas inatingíveis, pois isso pode acarretar, entre outras coisas, a falta de engajamento e desmotivação da equipe. Analise seu negócio, verifique os números e projete metas que realmente possam ser alcançadas e, a partir disso, utilize a comunicação interna para divulgar qual o propósito do novo planejamento.

Crie métricas e KPI’s

Você planejou e estabeleceu como e quais serão as formas da avaliação, agora, chegou o momento de mensurar o desempenho. Um dos principais indicadores a ser utilizado nesse processo são os KPI, do inglês, Key Performance Indicator – Indicador Chave de Desempenho — eles auxiliaram o gestor no acompanhamento das melhorias.

É importante salientar que esse acompanhamento traz detalhamentos mais específicos quando é analisado em pequeno, médio e longo prazo. Essas definições podem ser verificadas com os seguintes indicadores:

  1. indicadores de produtividade;
  2. indicadores de qualidade;
  3. indicadores de capacidade;
  4. indicadores estratégicos.

Estabeleça um período de acompanhamento

Todo e qualquer resultado pode ser alterado ao longo do tempo, por esse motivo, é imprescindível estabelecer a periodicidade da avaliação.

É necessário que a empresa esteja atenta a velocidade da evolução do seu negócio e sincronize o período de acompanhamento dos colaboradores com o mesmo ritmo, ou seja, quanto mais rápido a empresa precisar evoluir mais curto será o período de avaliação, que na maioria dos casos pode ser de três, seis ou doze meses.

Dependendo dos resultados obtidos será possível redirecionar as estratégias, para assim, seu negócio alcançar os resultados desejados. Sem essa determinação de tempo, as informações podem se tornar abstratas — não oferecendo os dados necessários para uma gestão eficiente.

O que pode ser feito para recompensar os colaboradores?

Quando todos esses processos são realizados de forma eficiente, o resultado é o desenvolvimento empresarial, tornando a organização mais competitiva frente aos concorrentes, logo recompensar os colaboradores pelas metas alcançadas se torna um grande estímulo para o engajamento no alcance das metas da empresa.

Utilizar de recompensas como: participações nos lucros e resultados, viagens, auxílio estudo, brindes, ou premiações que podem inclusive ser utilizadas com a família, tornam as metas mais atrativas para a equipe.

Como vimos, a avaliação de desempenho não é apenas útil para verificar a eficiência dos funcionários, ela é uma importante ferramenta de gestão, pois norteia a performance do colaborador, influenciando diretamente nos resultados empresariais.

Agora que você sabe a importância da avaliação de desempenho para os negócios, deixe seu comentário no post e nos diga sua opinião sobre o assunto!

Fonte: DOME