Adicione aqui o texto do seu título
Toda e qualquer empresa, regularmente constituída, está obrigada à carga tributária, cuja apuração dos tributos dependerá do regime tributário a que estiver enquadrado, tema inclusive que será abordado nos próximos “posts”.
Fato é que, independentemente do regime tributário, os tributos, enquanto custo, absorvem parte do faturamento bruto da empresa e, portanto, precisam ser minimamente conhecidos pelo empresário, pois, se não considerados de maneira correta certamente irão absorver a margem de lucro, impactando diretamente no resultado do seu negócio.
Nesse sentido destacamos os 09 principais tributos que sua empresa a depender do setor (indústria, atacado ou varejo) estará obrigada a pagar. Vamos lá!
ICMS
Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação. É de competência dos Estados e do Distrito Federal e de recolhimento mensal.
IPI
Imposto sobre produtos industrializados, nacionais e estrangeiros. É de competência da União e de recolhimento mensal.
ISS
Imposto sobre serviços prestados de qualquer natureza. É de competência dos Municípios e de recolhimento mensal.
PIS
Programa de Integração Social. É uma contribuiçã, com a finalidade de sustentar um fundo responsável pelo pagamento do Seguro Desemprego e do abono anual. É de competência da União e de recolhimento mensal.
Cofins
Contribuição para o financiamento da Seguridade Social. É de competência da União e de recolhimento mensal.
INSS
Contribuição para Previdência Social. É de competência da União e de recolhimento mensal.
FGTS
Contribuição destinada ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. É de competência da União e de recolhimento mensal.
IRPJ
IRPJ: Imposto sobre a renda da Pessoa Jurídica, incidindo sobre o faturamento bruto ou lucro real das empresas, a depender do regime tributário. É de competência da União e de recolhimento mensal ou trimestral.
CSSL
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Financia a Seguridade Social. É de competência da União e de recolhimento mensal ou trimestral.
Agora que você já conhece os principais tributos que deve pagar enquanto empresário, nos próximos “posts” estaremos entendendo como escolher o melhor regime de apuração para sua empresa. Fique conosco. Abraço e até a próxima!